11.8.09

Leituras


Um efeito particularmente importante foi a produção de uma nova classe de praticantes religiosos que rejeitavam tanto as velhas tradições dos brãmanes como a sua pretensão a um conhecimento priveligiado de sabedoria revelada (os vedas) hereditária da sua classe. Eram eles os parivrãjaka ou caminhantes. O parivrãjaka era uma pessoa que, insatisfeita com as restrições desta sociedade em desenvolvimento e com o ritualismo da religião establecida, abandonava a casa e o papel social a fim de vaguear pelo mundo, suportado pelas esmolas e em busca da libertação espiritual. O próprio Buda deveria juntar-se a esta classe de caminhantes religiosos no começo da sua própria busca de libertação.
... Havia aqueles que valorizavam a transcendência e que desenvolviam várias técnicas de meditação, em que a mente é acalmada e controlada pela concentração num simples objecto.(...) Havia aqueles que valorizavam a imanência, e o poder quase mágico que podia ser adquirido através da intuição da natureza, já para não dizer mesmo o nome, desse princípio último subjacente ao universo.(...) Havia também um terceiro partido, mais preocupado com a pureza e poluição do corpo humano, que fazia uso de diversas formas de ascetismo para purificar a alma para que esta pudesse, assim aliviada do fardo das impurezas, ascender ao topo do universo espiritual. (nota-se aqui alguma relação com a tradição que veio a ser conhecida como Jainismo...)
Havia ainda outros grupos de caminhantes com diferentes filosofias: Os ajivakas - deterministas que se preocupavam com a exacta análise do presente, e que defendiam que todos os seres progrediriam em direção à perfeição indiferentemente dos seus esforços; os Lokayatas - materialistas de aparência hedonista, uma vez que negavam a causalidade, defendendo que se devia agir exactamente como fosse mais agradável; havia os cépticos - habitualmente desprezados como amaravikkhepikas («que se contorcem como enguias») nos textos budistas - que nem afirmavam nem negavam qualquer doutrina ou crença em particular; e, claro, é muito provável que grande numero destes caminhantes não tivessem qualquer busca espiritual, mas apenas preferissem uma vida de relativa liberdade e ausência de responsabilidade social.

10.8.09

Letter to a friend

pics took from Paranoid Park, Gus Van Sant

If you are feeling lost, frightened and lonely.






if you took a risk . . .



. . . and you just fell apart




want you to know: I am still your friend.






Im always ready for a ride with you